quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

REDE SUSTENTABILIDADE-UMA PROPOSTA DE UM NOVO PARADIGMA NA FORMA DE FAZER POLÍTICA NO BRASIL...


Postado em 19/02/2013 por Equipe Marina | Categoria(s): Geral


“Há hoje um grande número de pessoas que não se identificam com o projeto de poder pelo poder, de dinheiro pelo dinheiro. Elas querem ser protagonistas, não espectadoras da política.” A avaliação foi feita ontem (18) pela ex-senadora Marina Silva durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “Os partidos têm o monopólio do fazer político. A #rede que acabamos de criar é justamente para ajudar a quebrar esse monopólio”, disse.
Quem são os integrantes da #rede? “São donas de casa, trabalhadores, funcionários públicos, intelectuais, empresários. São cidadãos comprometidos com a sustentabilidade”, respondeu Marina à bancada de jornalistas.
A ex-candidata à Presidência da República lembrou que, antes, o ativismo político era “dirigido” pelos partidos, sindicatos e, depois, pelas ONGs. Hoje, com os meios modernos de comunicação, há uma nova forma de ativismo, o “ativismo autoral”, feito espontaneamente pelas pessoas. “Enganam-se os que acham que elas vêm pela ‘Marina’, elas vêm por uma causa”.
“O esforço que estamos fazendo é para ter uma nova ferramenta institucional que funcione quase como um Cavalo de Tróia dentro da forma como estão configurados os partidos políticos”, disse Marina. A ex-senadora citou, entre as inovações dessa ferramenta, o teto para as doações eleitorais de pessoas físicas e jurídicas, para que muitos contribuam com pouco, em vez de poucos contribuindo com muito.
Outra inovação da #rede, lembrou Marina, é a reserva de 30% das vagas nas eleições proporcionais para candidaturas independentes de cidadãos não filiados que representem movimentos sociais relevantes para o País. Outra novidade é a divulgação em tempo real das doações e dos gastos de campanha por meio da Internet, sugestão feita pelo senador Eduardo Suplicy (SP).
O próprio Encontro Nacional da Rede Pró-Partido, que decidiu pela criação da #rede, é um exemplo de uma nova maneira de fazer política. “Nós fizemos uma convenção que contou com 1.700 pessoas, cuja mobilização foi feita via rede. Um partido convencional gastaria cerca de R$ 700 mil com passagens, hospedagens e alimentação. No nosso encontro, pessoas vindas de todo o país bancaram R$ 500 mil com os próprios recursos. Isso já é um diferencial. Os 300 fundadores da #rede ratearam o restante”, afirmou Marina.
Para a ex-senadora, não basta ter transparência na política. “É preciso ter visibilidade. As novas tecnologias permitem que possamos fazer as coisas de forma cada vez mais visível”, afirmou.

Fonte: http://www.minhamarina.org.br/blog/2013/02/a-rede-ajudara-a-quebrar-o-monopolio-dos-partidos/

Comentário de Carmem: Há um bom tempo pessoas como eu esperávamos iniciativas como estas...Parabéns à Marina, à Heloisa Helena e aos seus colaboradores (articuladores e mobilizadores)...A rede já está nos Estados coletando as assinaturas para a formação desta nova forma de agremiação política e de fazer política...Aos interessados fiquem de olho nas mobilizações desta nova proposta...

ATENÇÃO: Para quem quiser já iniciar a coleta de assinaturas basta entrar no site http://www.brasilemrede.com.br/index.php#.USVgfh32-Jt, se cadastrar como colaborador, baixar o modelo de coleta de assinaturas e as instruções para a coleta das assinaturas...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

LIVRO PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO, MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA



Boa Tarde, Nobres Colegas:

Informamos que, para quem se interessar, encontra-se disponível no site Clube de Autores o nosso livro “Planejamento, Implantação, Monitoramento e Manutenção de Arborização Urbana”. O livro apresenta de forma simples a necessidade de implementação no espaço urbano de um Programa de Implantação, Manutenção e Substituição de Arborização Urbana (PIMS) e suas características, incluindo aspectos paisagísticos gerais a serem observados neste PIMS. Aborda outros temas tais como os cuidados a serem observados para o plantio de árvores em vias públicas, os principais tipos de podas que são realizadas em árvores localizadas em espaço urbano, os critérios de seleção das árvores a serem podadas e substituídas no espaço urbano. Também aborda sobre os equipamentos de proteção necessários para a atividade de poda, assim como os equipamentos de poda, os cuidados necessários e a técnica correta de poda destas árvores e a legislação sobre uso de E.P.I. e motosserra. Desde já agradecemos à Associação Nordestina de Engenheiros Florestais-ANEF pelo apoio à produção e divulgação desta publicação.
O Endereço para aquisição do livro é: http://www.clubedeautores.com.br/book/141476--Planejamento_Implantacao_Monitoramento_e_Manutencao_de_Arborizacao_Urbana