domingo, 26 de junho de 2011

DILMA E CRISTINA KIRCHNER FELICITAM JOSÉ GRAZIANO POR SER O PRIMEIRO PRESIDENTE BRASILEIRO A PRESIDIR A FAO

Brasil:

A presidente Dilma Rousseff (PT) manifestou neste domingo sua "enorme satisfação" pela eleição de José Graziano da Silva como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). "Sua reconhecida contribuição na formulação bem-sucedida da estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às sólidas credenciais acadêmicas e ao profundo conhecimento da FAO conferem a José Graziano qualificações essenciais para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos", disse Dilma em comunicado.
A presidente acrescentou que a escolha de um brasileiro "reflete o reconhecimento da comunidade internacional nas transformações socioeconômicas em curso" no País. Em sua opinião, a decisão também simboliza o reconhecimento do "compromisso do Brasil de introduzir a luta contra a fome e a pobreza no centro da agenda internacional".
A governante apelou ao "multilateralismo" e ao esforço por uma maior solidariedade e cooperação entre povos e nações. De nacionalidade brasileira e italiana, Graziano é formado em Agronomia e é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001 participou da coordenação do programa Fome Zero no País e em 2003 o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nomeou ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Em março de 2006 foi nomeado representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe e subdiretor-general da organização.

Argentina:


O Governo argentino afirmou neste domingo que a eleição do brasileiro José Graziano da Silva como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) foi "cheia de orgulho e satisfação" ao país.
"A República Argentina apoiou a candidatura de Graziano desde o início e colaborou ativamente em sua campanha", informou um comunicado da Chancelaria do país sul-americano.
"A eleição de Graziano não é apenas um reconhecimento ao compromisso do Brasil em políticas de luta contra a fome e de aumento da produção de alimentos, mas é também a toda nossa região que compartilha o esforço atrás de ditos objetivos", acrescentou a pasta.
José Graziano da Silva foi eleito neste domingo por 92 votos, frente aos 88 obtidos por seu adversário, o ex-ministro de Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos.
O diretor-geral eleito conseguiu se eleger graças a muitos votos da América Latina que o apoiou, com exceção do México, que votou em Moratinos.
José Graziano da Silva, que sucederá o senegalês Jacques Diouf, tomará posse de seu novo cargo no 1º de janeiro de 2012.

Fonte: Terra Notícias

Nenhum comentário: