sábado, 25 de agosto de 2012

NORUEGA OFERECE DINHEIRO PARA QUE BRASIL RETARDE A DIMINUIÇÃO DE FLORESTAS



Foto: Tatiana Nascimento
O país, rico em petróleo e gás, prometeu dinheiro para retardar a diminuição das florestas tropicais
sábado, 25 de agosto de 2012
 
Até 2 bilhões de dólares dependem de provas de taxas mais lentas de desmatamento. Foi o que o ministro meio ambiente da Noruega disse em Oslo nessa sexta para quee Brasil e Indonésia evitem retrocessos na políticas de proteção a florestas tropicais.
 
A Noruega, rica em petróleo e gás, prometeu mais dinheiro do que qualquer outra nação doadora para retardar a diminuição das florestas tropicais. A Noruega ajuda cerca de 40 nações a proteger as florestas.

O ministro do Meio Ambiente, Baard Vegar Solhjell, cujo país não está cumprindo as metas de cortes nas emissões de gases do efeito estufa, disse que estava acompanhando de perto o debate do Código Florestal no Brasil que poderia frear o que ele chamou de uma "enorme história de sucesso" na desaceleração do desmatamento.
Oslo prometeu até 1 bilhão de dólares cada para o Brasil e a Indonésia, os dois principais beneficiários de uma iniciativa florestal no valor de 3 bilhões de coroas norueguesas (514.750 milhões de dólares) por ano para ajudar a combater o aquecimento global.
A Noruega transferiu pouco menos de 100 milhões de dólares para projetos no Brasil, de um total de 425 milhões de dólares reservados para a nação nos anos 2008-11, disse ele. O restante desse total ainda será atribuído a projetos.
Dos até 1 bilhão de dólares prometidos para o Brasil, até 575 milhões de dólares ainda deverão ser separados. No entanto, um enfraquecimento da proteção florestal significaria um menor pagamento, Solhjell disse.
Fonte: Painel Florestal com informações Reuters

Nenhum comentário: