sexta-feira, 1 de maio de 2015

IBAMA DISPONIBILIZA RELATÓRIO DO SISTEMA DOF (PERÍODO 2007 a 2012) PARA SER CONSULTADO ...

Ibama disponibiliza para consulta relatório do sistema DOF
PDF
Imprimir
E-mail
Brasília (29/04/2015) – O Ibama disponibilizou para consulta o Relatório de Informações do Documento de Origem Florestal (DOF) referente ao período de 2007 a 2012. A publicação apresenta as informações de transporte e consumo de produtos florestais no país ao longo dos anos. O objetivo é facilitar o acesso ao quantitativo de usuários do sistema e às transações efetuadas, nos níveis nacional e internacional, com as espécies mais comercializadas e seus principais usos.
Além de servir para o setor de base florestal do Brasil, o relatório pode ser um instrumento para as instituições de pesquisa, universidades e demais órgãos do governo, para um direcionamento correto das políticas de uso consciente dos produtos florestais. Segundo o material divulgado, o número de usuários aumentou 65% entre os seis anos avaliados.
Levando-se em conta apenas as transações de DOF comum efetivamente concluídas entre remetente e destinatários inscritos no Cadastro Técnico Federal (CTF), o sistema acumula um total de 4,1 milhões de documentos de transporte. Além disso, o produto mais movimentado no país é o carvão vegetal, com 38 milhões de metros de carvão (mdc), seguido por lenha, com 16 milhões de estéreos (st), e tora, com 14 milhões de metros cúbicos (m³).
O sistema DOF possui papel fundamental no monitoramento e no controle da movimentação dos produtos florestais no país. Além de garantir a legalidade da cadeia produtiva, também auxilia no combate ao desmatamento ilegal e agrega e consolida as informações de sistemas de controle estaduais similares.
Para acessar o relatório, clique aqui.
Rodrigo Santori
Ascom/Ibama
Fotos: Ibama
Fonte: IBAMA/MMA

Nenhum comentário: